Descrição do Produto
O certificado digital e-CNPJ A1 é uma solução para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal. Esse certificado digital é emitido e armazenado diretamente no computador do titular e tem validade de 1 ano.
Assine documentos, realize declarações, acesse o portal e-CAC e muito mais.
Aplicações
Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.
Notas Fiscais e o e-CNPJ
A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas. Se mais de uma pessoa for responsável por essa parte do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital Emissor de Notas Fiscais, que é emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário.
Tipos de Certificado
Este certificado pode ser adquirido em diferentes tipos de mídias e com validades que variam entre 1, 2 e 3 anos.
Tipo A1: gerado e armazenado diretamente em um computador, com validade de 1 ano;
Tipo A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smart card), com validade de 1 a 3 anos.
Para o Smart card é necessário uma leitora compatível para utilização do Certificado.
O tipo de Certificado Digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde ele será utilizado. Antes de comprar, informe-se.
Documentos necessários para adquirir um e-CNPJ
* Documentos necessários para Pessoa Jurídica:
1. Cartão CNPJ retirado do site da Receita Federal.
2. Documentação jurídica atualizada da empresa (original ou cópia autenticada).
- Documento oficial de constituição da empresa e suas alterações (se houver), registrados nos órgãoscompetentes. Em casos de alteração consolidada, somente este documento é suficiente.
- Certidão Simplificada emitida pela Junta Comercial, desde que conste: nome e endereço empresarial, CNPJ, data de início das atividades, objeto sosdos atuai administradores/representantes legais.
- A emissão da certidão deve ser de no máximo 30 dias antes da validação dos documentos.
- Caso seja apresentado o Cartão CNPJ modelo II, fica dispensada qualquer outra documentação. Para essamodalidade, você precisa ter login e senha na Redesim. Para acessar, clique aqui.
3. Documento de identificação do Representante Legal perante à RFB.
- Cédula de identidade (CI/RG/DNI)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Carteira de Identidade Profissional (OAB, CRC, CRM, CRO e CREA)
- Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE, RNE, CRNM)
- Passaporte
* Os documentos opcionais são:
- PIS, PASEP, CAEPF, CNO e título de eleitor.
Caso esses dados sejam informados na compra do certificado, devem ser apresentados no dia agendado para o atendimento.
Certifique-se que você atende aos requisitos da compra
Para a videoconferência, é necessário possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou já ter feito a coleta biométrica presencial em nossos locais de atendimento ou em outra Autoridade Certificadora credenciada. Caso contrário, será necessário realizar a emissão presencialmente.